Speed System Informatica

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Artigos Interessantes Capturar tela e enviar por email

Capturar tela e enviar por email

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

Procedimento a ser adotado para capturar tela e enviar por email:


imagem da localização da tecla Print ScreenNo canto superior esquerdo do teclado intermediário (entre as teclas alfanuméricas e as numéricas) está a tecla "Print Screen". Ela serve para capturar telas, ou seja copiar tudo que está na tela do monitor no momento em que é pressionada. Veja a figura.

Portanto, quando desejar capturar (copiar) a tela inteira, como desktop e tudo que estiver aberto nele, deve-se pressionar a tecla "Print Screen". Assim, toda a imagem da tela será copiada para a memória interna do sistema operacional (Linux/Windows).

Depois disso, pode-se abrir vários programas e colar a imagem. Por exemplo o Microsoft Word, Paint, Irfanview, Photoshop, Fireworks, Printshop além de muitos outros programas.

Assim, imagens de e-mails, de programas, de sites, de jogos, de apresentações do Power Point ou de muitos outros programas podem ser capturadas, gravados em disco e/ou enviados por email.

 

Como usar:

  • Quando houver algo interessante na tela, pressionar a tecla "Print Screen". Para capturar apenas a "janela ativa", ou seja o programa que está com a janela aberta em primeiro plano na tela, pressione simultaneamente as teclas "Alt e Print Screen".
  • Abrir o programa desejado (vamos usar o Paint como exemplo). Clicar no local onde queira que o conteúdo da tela apareça.
  • Clicar em Editar/Colar (Edit/Paste) ou "Ctrl V"

  • A imagem será colocada na tela do programa e poderá ser salva sob um nome à sua escolha.


Por exemplo:

a) Quando houver algo interessante na tela, pressionar a tecla "Print Screen".

b) Abrir o Paint clicando no menu: Iniciar/Programas/Acessórios/Pain (veja a figura a direita).

Opção editar/colar do Paintc) Pressionar simultaneamente as teclas Controle +  V ou então acesse o menu Editar e selecione Colar conforme mostra a figura a esquerda.

d) Aquilo que estiver na tela do monitor vai para o documento aberto, como uma figura, para, no caso do Paint, poder ser salva ou modificada conforme as necessidades. Nesse ponto, a imagem está em modo de edição no Paint e permite por exemplo: que se inclua um texto (utilizando a ferramenta texto, representada na peleta pela letra "A"); se "corte" a figura utilizado as ferramentas de corte no topo da paleta de ferramentas; "pinte" ou "borre" parte da figura ou uma informação que se deseja ocultar; permite também usar formas geométricas vazadas para salientar alguma informação (veja a figura abaixo que destaca 2 pontos importantes usando esse tipo de recurso).

 e) Para salvar, clique em "Arquivo/Salvar", ou "Arquivo/Salvar Como..." informe um nome de sua preferência e selecione um lugar para salvar (normalmente a pasta "Minhas Imagens"). Escolha também o tipo JPEG (conforme mostra na figura onde esta destacado com o nro 1) para que o arquivo fique compactado num tamanho menor de forma que seja mais rápido para transmitir via email ou ao receber o email.

f) Escolha o botão salvar para gravar a figura no disco. Lembre-se sempre de memorizar o local (pasta) onde o arquivo foi gravado e o nome do arquivo, pois essas informações serão necessárias ao anexar o arquivo ao email.

g) Utilizando o programa de email de sua preferência, inicie um novo email e anexe a imagem ao email localizando no disco o arquivo salvo no procedimento acima. 

Detalhes de como proceder com o email, anexar, etc fogem ao escopo deste artigo até mesmo por existir uma variedade muito grande de programas de email tais como o Mozilla Thunderbird, Microsoft Outlook e Outlook Express, por isso, serão contemplados em uma outra oportunidade num artigo próprio para esse fim.

Outros programas também podem ser usados para salvar a imagem, porém a maioria dos programas de tratamento de imagem são mais complicados de utilizar que o Paint, motivo este que levou a usado como exemplo. Por outro lado, um editor de textos como o Word ou o Open Office, não necessitam de tantos passos para salvar a imagem mas também não oferecem tais recursos de forma fácil de serem usados.

 

Última atualização em Seg, 20 de Abril de 2009 22:52